Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Qualidade de Sono e Risco Cardiovascular em Profissionais de Enfermagem nas Diferentes Jornadas de Trabalho

Introdução

A área de enfermagem almeja, desde 2000, por força de projeto de lei, a regulamentação de sua jornada de trabalho semanal. Entretanto, ainda hoje espera-se por essa decisão em nível federal, o que determina jornadas de até 44 horas semanais, de acordo com o contrato firmado com o empregador. As extensas jornadas de trabalho, bem como a necessidade da divisão do trabalho em turnos, dada a necessidade de assistência ininterrupta, perfazem riscos à qualidade de sono, sonolência diurna, menores possibilidades para atividades de lazer e atividade física, distúrbios alimentares e prejuízos à qualidade de vida, com impacto direto na saúde dos trabalhadores de enfermagem, sobretudo no tocante ao risco cardiovascular.

Objetivo

Relacionar a qualidade objetiva de sono da equipe de enfermagem ao risco cardiovascular, de acordo com sua jornada semanal.

Métodos

Pesquisa transversal, correlacional e quantitativa, a ser realizada com a equipe de enfermagem atuante na rede hospitalar da Região Metropolitana de Sorocaba-SP. Serão avaliados: o Escore de Risco Global cardiovascular, associando dados do lipidograma e glicemia, níveis pressóricos e circunferência abdominal; dados individuais, incluindo a carga tabágica; dados do Questionário Internacional de Atividade Física; e a qualidade de sono por meio de actigrafia e diário de sono. Os dados serão coletados após a aprovação deste projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Campinas, mediante a aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva e inferencial.

Resultados

Sem resultados

Conclusões

Sem conclusões

Palavras-chave

Doenças Cardiovasculares; Jornada de Trabalho em Turnos; Riscos Ocupacionais; Enfermagem; Sono.

Área

Projeto

Instituições

Universidade Estadual de Campinas - Sao Paulo - Brasil, Universidade Federal de São Paulo - Sao Paulo - Brasil

Autores

Bruno Fernando Moneta Moraes, Sandra Soares Mendes, Carolina Pasquini Praxedes Salvi, Samira Martines Ciarrocchi Monteiro, Larissa Dela Libera Miranda, Milva Maria Figueiredo De Martino