Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DO PADRÃO E QUALIDADE DE SONO E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE.

Introdução

A crescente demanda econômica e social tem levado os indivíduos a diminuírem seu tempo de sono para atender as necessidades do mercado, transformando, muitas vezes, o trabalho em elemento patogênico, nocivo à saúde e prejudicial à qualidade de vida. Neste contexto, tem destaque o trabalho docente que contempla várias atividades que podem dificultar ou até mesmo gerar problemas com o sono, como o tempo dispendido para a preparação das aulas e a carga horária semanal, o tempo de deslocamento para o trabalho, o acúmulo de vários empregos, além de demandas familiares. A investigação das informações acerca dos hábitos de sono e a relação do cronotipo com os turnos de trabalho, pressupõe comportamentos inadequados, tais como privação do sono, prejuízo em relação à sua qualidade, inadequação do trabalhador em relação ao turno de trabalho e repercussão negativa para a qualidade de vida dos docentes.

Objetivo

Analisar a qualidade do sono e classificar o cronotipo dos professores universitários da área da saúde, relacionando com a qualidade de vida.

Métodos

Estudo descritivo, quantitativo, transversal e comparativo, a ser desenvolvido em uma instituição de ensino superior, na cidade de São João da Boa Vista – SP. A amostra será composta por professores universitários dos cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Nutrição, totalizando 38 profissionais. A qualidade de sono será avaliada pelo Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI); o Questionário WHOQOL-bref avaliará a percepção de qualidade de vida; O preferência cronotípica será avaliada pelo Questionário para a Identificação de Indivíduos Matutinos e Vespertinos de Horne e Östberg. Será aplicado também um questionário sociodemográfico para caracterização da amostra.

Resultados

Sem resultados.

Conclusões

Este estudo poderá demonstrar comportamentos em relação ao padrão de sono, qualidade de vida, com possíveis alterações que podem ocorrer em virtude das demandas laborais do docente.

Palavras-chave

Sono. Docentes. Qualidade de vida.

Área

Projeto

Autores

Larissa Dela Líbera Miranda, Milva Maria Figueiredo de Martino, Bruno Fernando Moneta Moraes, Carolina Pasquini Praxedes Salvi, Samira Martines Ciarrocchi Monteiro, Sandra Soares Mendes, Gisele Acerra Biondo Pietrafesa