Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Estresse e alterações nos padrões do sono em pós-graduandos de mestrado e doutorado.

Introdução

O estresse a longo prazo tem sido associado ao desenvolvimento de distúrbios, incluindo os do sono. Nos últimos anos tem sido observada a redução média das horas de dormir e entre estudantes universitários essa prática é ainda mais comum. Nesse grupo é comum observar a utilização de horas que deveriam ser destinadas ao sono para práticas acadêmicas de estudo. Em tal contexto o doutorado e o mestrado, descritos como altamente estressantes, somados as alterações do Ritmo Circadiano, podem resultar em consequências físicas e psicológicas negativas.

Objetivo

Verificar a ocorrência do estresse e sua correlação com alterações dos padrões de sono em pós-graduandos de mestrado e doutorado.

Métodos

Pretende-se realizar um estudo transversal, descritivo, em uma Universidade Federal, localizada no Rio de Janeiro, com alunos de mestrado e doutorado. Será aplicado um formulário com características demográficas, contendo informações como: sexo, estado civil, idade, peso, altura e ano de estudo. Para avaliação objetiva do sono será utilizado o actígrafo, da marca ActTrust, por sete dias. Na retirada do aparelho os alunos responderão o questionário da versão resumida da Escala de Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). O estudo será submetido no Comitê de ética da Universidade.

Resultados

"Sem resultados"

Conclusões

Destacar a importância de melhorar a educação geral do sono dentro das Universidades parece bastante oportuno, uma vez que estudantes não percebem a privação do sono como fator relacionado a problemas de ordem emocional, entre eles, o estresse. Assim, faz-se necessária a expansão de pesquisas e iniciativas para identificar riscos e melhorar a educação geral do sono em estudantes de mestrado e doutorado.

Palavras-chave

Transtornos do Sono do Ritmo Circadiano;Estresse Psicológico; Educação de pós-graduação

Área

Projeto

Instituições

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

Andrea Dos Santos Garcia, Maria Tereza Serrano Barbosa, Carlos Roberto Lyra Da Silva