Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

Avaliação da qualidade de sono e associação com fatores ginecológicos em mulheres estudantes de medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein

Introdução

O sono interfere no comportamento e atividades diárias de uma pessoa, estando relacionado com saúde mental e física, tomada de decisões e concentração. Desse modo, quando deficiente, pode resultar em prejuízos psicológicos (depressão e ansiedade), além de acidentes. Nesse contexto, as mulheres reportam mais problemas de sono, muitas vezes coincidindo com períodos críticos de suas vidas, como puberdade, ciclos menstruais, gravidez e menopausa. Dismenorreia, uso de contracepção hormonal e síndrome pré-menstrual também se relacionam com modificações no sono da mulher. Bem como esse grupo, os estudantes de medicina também sofrem com distúrbios do sono, o que pode impactar negativamente no cuidado com o paciente. Diferentes estudos mostraram que esses estudantes classificam sua qualidade de sono como ruim e existem diferenças entre os diferentes anos da graduação. Contudo, não foram encontrados estudos que avaliassem o sono nas estudantes de medicina, considerando os fatores ginecológicos citados.

Objetivo

Objetivo geral: Analisar a qualidade de sono em amostra de mulheres estudantes de medicina da Faculdade Israelita de Ciência da Saúde Albert Einstein (FICSAE) e associação com fatores ginecológicos.
Analisar a qualidade de sono das mulheres estudantes de medicina, associação entre dismenorreia e qualidade de sono, entre irregularidade menstrual e qualidade de sono e entre TPM e qualidade de sono nesse grupo.

Métodos

Estudo analítico, observacional e transversal, que fará análise de dados coletados em mulheres matriculadas no curso de medicina da FICSAE. Serão aplicados questionários em alunas do 1º ao 7º semestre, após preenchimento do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os questionários (avaliação sociodemográfica, questionário da Mulher UNIFESP - 21 questões sobre a regularidade do ciclo menstrual, dismenorreia, etc, Índice de qualidade de sono de Pittsburg -19 questões para avaliar o sono nos últimos 30 dias) serão disponibilizados online e ficarão disponíveis para preenchimento por um período de 8 semanas entre o 1º e 2º semestre de 2019. Estima-se que 200 alunas irão participar e serão excluídas as menores de 18 anos.
Estatística: variáveis descritas por média e desvio padrão e para comparar os diferentes semestres serão utilizados test t de student e qui-quadrado.

Resultados

Ainda não temos resultados.

Conclusões

Ainda não temos.

Palavras-chave

Sono, Mulher, Estudante de medicina, TPM, dismenorreia, Ciclo menstrual, Contracepção hormonal

Área

Projeto

Autores

Maria Fernanda Caldeira, Raissa Rossener, Isabella Rocha Morais, Helena Hachul