Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RELAÇÃO DA AVALIAÇÃO SUBJETIVA DO SONO COM PARÂMETROS ANTROPOMÉTRICOS EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA

Introdução

O sono constitui um intervalo de tempo em que o indivíduo apresenta um desligamento da percepção e uma redução da sensibilidade aos estímulos do ambiente com características motoras e posturais próprias. A ocorrência em ciclos (sono-vigília) e a capacidade natural de reversão aos estímulos externos distingue o sono de estados patológicos de perda de consciência. Distúrbios do sono podem desencadear perturbações na qualidade de vida dos indivíduos. Estudos relacionam os transtornos do sono com o diabetes mellitus, a hipertensão arterial, o sobrepeso e a obesidade levando ao agravamento dessas doenças. Os graduandos de Medicina são submetidos a intensos e variados níveis de estresse durante a sua formação. Os fatores estressores tendem a diminuir a quantidade de sono e dessincronizar o ciclo sono-vigília, acarretando limitação na qualidade do sono. Considerando que esses estudantes podem apresentar fatores de risco para o desenvolver um padrão irregular do ciclo sono-vigília, um sono de baixa qualidade e elevado potencial de desenvolvimento de agravos a saúde, justifica-se a necessidade de aprofundar os estudos a respeito da qualidade do sono dessa população

Objetivo

Descrever a percepção dos estudantes acerca da qualidade de seu sono, avaliar parâmetros antropométricos (circunferência do pescoço, circunferência abdominal e o índice de massa corporal) e correlacionar a qualidade do sono a esses parâmetros.

Métodos

O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 04956818.0.0000.5285). A população incluirá os graduandos do primeiro ao décimo segundo períodos do curso de medicina. Será entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A avaliação do sono será por meio de questionários validados que avaliam a qualidade (PITTSBURG) e a sonolência diurna excessiva (EPWORTH), além dos fatores antropométricos e o cálculo do índice de massa corporal. Esse é um estudo observacional, prospectivo, descritivo e analítico. As análises dos dados serão feitas por modelos e testes estatísticos realizadas no Programa R Commander.

Resultados

Sem resultados

Conclusões

Os resultados desse estudo poderão contribuir na elaboração de medidas educacionais, preventivas e/ou intervencionista, durante a formação médica desses estudantes.

Palavras-chave

sono, estudantes de medicina, antropometria

Área

Projeto

Autores

SOLANGE CAMPOS VICENTINI, FERNANDA COSETTI AGUIAR, LUIZ FELIPE BARBOSA TAILOR, ANDRÉ FELIPE CARDOSO FERNANDES ROSAS DIAS, PEDRO HENRIQUE CARVALHO GOMES, OTÁVIO DE GASPERIS COSTA, LUCAS MAIA PECLAT OLIVEIRA, ELIANE DANTAS ROCHA