Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

ESTUDO DA QUALIDADE DO SONO EM GRADUANDOS DA ÁREA DA SAÚDE

Introdução

O sono é um estado comportamental reversível de inconsciência e falta de resposta ao ambiente. É um conjunto de processos fisiológicos e comportamentais que desempenha importante função biológica, por exemplo, na consolidação da memória, redução do débito cardíaco, da resistência vascular periférica, da atividade simpática e, consequentemente, queda da pressão arterial. Alterações do sono podem desencadear perturbações significativas no funcionamento físico, ocupacional, cognitivo e social. Diferentes estudos demonstram que irregularidades do padrão de sono em estudantes podem representar possíveis indicadores da saúde cardiovascular. Os estudantes de Medicina constituem um grupo vulnerável aos transtornos do sono, devido à elevada demanda de estudos e do estresse inerente ao curso. Em razão disso, a qualidade do sono precisa ser investigada, a fim de apontar possíveis determinantes relacionados aos fatores de risco para doenças cardiovasculares e suas comorbidades.

Objetivo

Descrever a percepção dos estudantes acerca da qualidade do seu sono, avaliar frequência cardíaca e pressão arterial e demonstrar possíveis correlações entre os referidos parâmetros fisiológicos.

Métodos

O estudo foi submetido ao Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE04956818.0.0000.5285). A população inclui os graduandos do primeiro ao décimo segundo períodos do curso de Medicina. Antes da coleta dos dados será realizada a leitura e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para avaliação do sono serão aplicados dois questionários validados que avaliam a qualidade do sono (PITTSBURG) e a sonolência diurna excessiva (EPWORTH), além da aferição da frequência cardíaca e pressão arterial. Este é um estudo observacional, prospectivo, descritivo e analítico. Serão realizadas análises qualitativa e quantitativa das informações coletadas, por meio de modelos de análises e testes estatísticos. A escolha dos métodos e testes estatísticos adequados será realizada no Programa R Commander, após a organização dos dados coletados.

Resultados

sem resultados

Conclusões

Considerando os prejuízos mencionados sobre perturbações relativas ao sono, este estudo pode contribuir para a orientação dos graduandos a fim de minimizar os possíveis transtornos orgânicos que possam se manifestar, gerando perda da qualidade de vida.

Palavras-chave

sono, estudante de medicina, cardiovascular

Área

Projeto

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

ELIANE DANTAS ROCHA, LUCAS PECLAT MAIA OLIVEIRA, OTAVIO DE GASPERIS COSTA, PEDRO HENRIQUE CARVALHO GOMES, FERNANDA COSETTI AGUIAR, ANDRE FELIPE CARDOSO FERNANDES ROSAS DIAS, LUIZ FELIPE BARBOSA TAILOR, SOLANGE CAMPOS VICENTINI