Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO PERFIL DE SAÚDE DO SONO EM MOTORISTAS E COBRADORES DE UMA EMPRESA PRIVADA DE TRANSPORTE PÚBLICO

Introdução

Elevados são os números registrados de mortes nas estradas brasileiras, principalmente relacionadas a cochilos e distúrbios de sono. Investir em educação do sono nas empresas e colaboradores de transportes é de fundamental importância na prevenção de acidentes e melhoria da qualidade de vida.

Objetivo

Avaliar o perfil de saúde do sono de motoristas e cobradores de uma empresa privada de transporte público do município de Abreu e Lima.

Métodos

O estudo foi realizado através do exame de polissonografia tipo III, onde os motoristas e cobradores foram alocados em um alojamento conjunto para realização do exame. Na amostra foram levantados o IAH, IMC e sexo dos motoristas e cobradores pertencentes ao programa de qualidade de vida, triagem esta realizada em estudo anterior, que evidenciou através da aplicação da escala de sonolência diurna de Epworth aqueles com indicação para o exame.

Resultados

Dos 35 pacientes analisados no estudo, todos eram pertencentes ao sexo masculino, 57% possuíam entre 30 e 39 anos e 29% pertenciam a faixa etária dos 40 aos 49 anos de idade. Da amostra, 25% apresentou Epworth indicativo de distúrbios de sono, porém apenas 6%, foi diagnosticado com grau acentuado de IAH e 8% com grau moderado do mesmo índice. Do total de pacientes analisados, 6% foram diagnosticados com apneia grave, sendo que a maioria dos pacientes apresentou diagnóstico de apneia leve (48%). Foi evidenciado que os pacientes entre 30 e 39 anos possuíram maior acometimento de saúde do sono, atentando-se ao fato de que 50% dessa amostra apresenta algum grau de obesidade e 40% se encontra com sobrepeso.

Conclusões

Por se tratar de um estudo inicial e com cronograma a médio prazo, mais registros precisam ser adicionados a amostra inicial. Entretanto, os 85% dos participantes com indicação para polissonografia serão submetidos ao exame, e conduzidos ao programa de educação em sono em construção. Importante também o registro do perímetro do pescoço acima do recomendado como preditivo a má qualidade de sono desses indivíduos.

Palavras-chave

Polissonografia; Perímetro de Pescoço; Motoristas e Cobradores

Área

Área Clínica

Autores

Lidiane Santana, Aldeni Lima, Sandra Jordão de Brito, Carolina Almeida