Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

DISTÚRBIO RÍTMICO DO MOVIMENTO COMO CAUSA DE CEFALEIA: JACTATIO CAPITIS NOCTURNA

Introdução

Distúrbio Rítmico do Movimento, também conhecido como Jactatio Capitis Nocturna, é um grupo de ações caracterizadas por movimentos estereotipados de oscilação rítmica da cabeça ou membros, como balançar de cabeça ou do corpo durante o sono. Tipicamente inicia-se antes de 1 ano, raramente persiste após os 2 anos, contudo, existem relatos de persistência na vida adulta. Pode ocorrer em qualquer estagio do sono, incluindo o sono REM e também nas transições da vigília para o sono. Os movimentos repetitivos quando exuberantes podem resultar em cefaleia.

Objetivo

Relatar caso de paciente com queixa de cefaleia secundaria a distúrbio rítmico do movimento.

Métodos

Realizada revisão de literatura através de pesquisa no PubMed, Lilacs utilizando os termos “cefaleia”, “distúrbio rítmico do movimento”, “jactatio capitis”.

Resultados

Relatamos caso de paciente do sexo feminino, 4 anos de idade, nascida pré-matura de 36 semanas com trabalho de parto prolongado sem sofrimento fetal, uso de álcool e tabaco pela mãe durante o primeiro trimestre de gestação. Não há atraso do desenvolvimento neuropsicomotor ou alteração do exame neurológico. Paciente iniciou com 1 ano de idade queixa de cefaleia em região bifrontal durante a noite, com despertar noturno devido a dor, com frequência de 3-4 vezes por semana. Paciente realizou monitorização por vídeo-eletroencefalograma devido à queixa, sendo registrado durante o exame, enquanto em decúbito ventral, movimentos estereotipados de oscilação rítmica da cabeça, caracterizados por contragolpes das regiões frontotemporais, ora a direita, ora a esquerda, em direção ao travesseiro, com duração variável de 2-20 segundos. Os episódios ocorreram em clusters na fase N2 do sono não REM, sendo característicos de Jactatio Capitis Nocturna.

Conclusões

A queixa de cefaléia surgindo após a atividade rítmica vigorosa durante o sono, não é vista com frequência em casos de distúrbio rítmico do movimento, entretanto, deve-se considerar que a patologia é observada prioritariamente em lactentes podendo esta queixa ser subdiagnosticada. Logo, esta condição deve ser considerada em crianças pré-escolares com queixa de cefaleia no período noturno ou matinal.

Palavras-chave

JACTATIO NOCTURNA, DISTÚRBIO RÍTMICO DO SONO, CEFALEIA

Área

Relato de Caso

Autores

KARLA RICARTI NODARI, ANDRESSA ROLIM BRAGA GADELHA GUERZONI, DARLEY PAULO FERNANDES DA SILVA, LUCIA HELENA NEVES MARQUES, PEDRO HENRIQUE DE ABREU MACEDO, RENAN CAMPI GOMES