Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE AFERIÇÃO DE CONHECIMENTO E ATITUDES NA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO POR FISIOTERAPEUTAS AOS-CAF (Apneia Obstrutiva do Sono - Conhecimento e Atitudes em Fisioterapia)

Introdução

O sono é uma função biológica essencial e necessária. Mais de 80 doenças são relacionadas ao sono, destacando-se a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS), um distúrbio de elevada prevalência e risco de morte, com direta associação a doenças cardio e cerebrovasculares graves. O tratamento para a AOS engloba uma abordagem interdisciplinar e o fisioterapeuta tem papel fundamental no processo de adaptação, titulação e acompanhamento dos pacientes que fazem uso de pressão positiva em vias aéreas (PAP), de modo a garantir adesão e êxito no tratamento. Apesar do conhecimento do fisioterapeuta respiratório com relação a PAP, o que se constata na prática é a inadequada ocupação deste campo de atuação por este profissional. Assim, existe pretensão investigativa: será que a baixa atuação do fisioterapeuta nos distúrbios respiratórios do sono é resultado da ausência do conhecimento do profissional neste campo de atuação?

Objetivo

O objetivo deste estudo é desenvolver e validar um instrumento que analise o conhecimento dos fisioterapeutas quanto à atuação fisioterapêutica em pacientes com AOS.

Métodos

Foi criado um instrumento composto por 45 itens, e duas categorias de investigação: conhecimento e confiança e conhecimento no manejo da AOS. Para a validação deste instrumento, será realizada a validade de conteúdo, realizada por comitê de 10 especialistas. Após esta etapa, o material seguirá para a fase de pré-teste, obtendo-se respostas de 40 participantes fisioterapeutas (representativos das 5 regiões brasileiras). Por fim, o instrumento será validado através da aplicação em um grupo de 100 fisioterapeutas. Para este fim, os participantes preencherão eletronicamente o instrumento AOS-CAF (Apneia Obstrutiva do Sono - Conhecimento e Atitudes em Fisioterapia) além do instrumento ASKME, questões 17 e 27. A análise dos dados utilizará testes específicos, a depender da propriedade psicométrica testada: consistência interna (coeficiente “alpha de Cronbach”), validade de critério convergente e divergente (coeficiente de correlação e teste “t de Student), validade discriminante (testes Canonical correlation coeficiente, Wilks Lambda e Análise de Variância) e a confiabilidade teste re-teste (Coeficiente de Correlação Intra-classe (ICC).

Resultados

Sem resultados

Conclusões

Espera-se apresentar o AOS-CAF como um instrumento válido e confiável, com propriedades psicométricas capazes de medir o conhecimento do fisioterapeuta acerca da AOS.

Palavras-chave

Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde; Apneia Obstrutiva do Sono; Fisioterapia

Área

Projeto

Instituições

Universidade de Brasília (UnB) - Distrito Federal - Brasil, Universidade de São Paulo (USP) - Sao Paulo - Brasil, Universidade Federal do Pará (UFPA) - Para - Brasil, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - Minas Gerais - Brasil, Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) - Parana - Brasil

Autores

Francisca Soraya Lima Silva, Aline Marques Franco, Laura Maria Tomazi Neves, Karina Furlanetto, Marilita Falângola Accioly, Graziella França Bernardelli Cipriano, Manoel Alves Sobreira-Neto, Camila Ferreira Leite