Congresso Brasileiro do Sono

Página Inicial » Inscrições Científicas » Trabalhos

Dados do Trabalho


Título

RELAÇÃO ENTRE QUALIDADE DE VIDA E QUALIDADE DE SONO EM ESTUDANTES DE MEDICINA

Introdução

A Qualidade de Vida é um conceito amplo composto de quatro domínios: físico, no qual se incluem sono e repouso, psicológico, relações sociais e meio ambiente. Ingressar em uma faculdade de Medicina afeta a saúde e qualidade de vida dos graduandos, pois acarreta mudanças no estilo de vida que podem impactar negativamente em sua saúde física e mental.

O sono é um processo biológico importante para o bem-estar físico, mental e social dos indivíduos, que adaptam suas necessidades de sono ao contexto em que estão inseridos. Para que o sono seja saudável, a duração, qualidade, tempo e regularidade devem ser apropriados e não deve haver distúrbios ou desordens. Durante a graduação, a qualidade de sono dos estudantes é afetada, sobretudo em períodos de provas e realização de trabalhos acadêmicos. A privação crônica de sono está relacionada a maiores níveis de estresse, raiva, fadiga, tensão, dificuldade de concentração, comunicação, tomada de decisões, pensamento flexível e menor motivação e capacidade de liderança, atributos necessários durante a graduação.

Ainda que trabalhos tenham analisado a relação entre o curso de Medicina e alterações na qualidade do sono e de vida, não encontramos na literatura estudo que tenha avaliado a associação desses três fatores no Brasil, o que nos motivou a realizar este projeto.

Valorizar aspectos de qualidade de vida e de sono pode melhorar o olhar ao aluno de medicina num modelo de educação que, muitas vezes, prioriza o conteúdo em detrimento do bem-estar dos alunos.

Objetivo

Estudar a qualidade de vida de uma amostra de estudantes de Medicina e sua associação com a qualidade de sono.
Objetivos específicos:
• Avaliar a qualidade de sono em estudantes de medicina
• Avaliar a qualidade de vida em estudantes de medicina
• Verificar a associação entre qualidade de vida e qualidade de sono em estudantes de medicina
• Avaliar se há diferença entre qualidade de vida e qualidade de sono entre os gêneros

Métodos

Será realizado estudo observacional, analítico e transversal no período de Março de 2019 a Abril de 2020. A amostra será de conveniência. Poderão participar do estudo os alunos matriculados no 1º ao 7º semestres do curso de Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Os questionários serão disponibilizados em uma plataforma online e ficarão disponíveis para preenchimento por aqueles que se voluntariarem.

Resultados

Ainda não temos resultados.

Conclusões

Ainda não temos conclusões.

Palavras-chave

Qualidade de Vida, Qualidade de Sono, Estudantes de Medicina

Área

Projeto

Autores

Isabella Rocha Morais, Maria Fernanda Caldeira, Raissa Rossener, Helena Hachul